06 fevereiro 2014

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

      Jacob vem de uma família muito rica, e é visto como um jovem aparentemente normal. Mas seu avô, Abraham, está longe de ser normal. Por toda a infância, Jacob teve como a pessoa mais íntima da família, logo seu avô, que o contava histórias e histórias fantásticas e praticamente impossíveis, de que havia um lugar encantado e ainda dizia que tudo isso era verdade, que ele realmente tinha presenciado tudo, que fizera parte de sua vida.
      Entre essas histórias e algumas fotografias que Abraham mostrava à Jacob, temos crianças que podiam fazer coisas fora do normal, levitar, ficar invisível, algumas possuíam características um tanto como estranha, tal como possuir uma segunda boca na parte de trás da cabeça. Ainda na infância, Jacob acreditava plenamente nas histórias do avô, mas ao passar dos anos foi duvidando cada vez mais. Então seu avô achou melhor parar de contar as histórias.
      E Jacob seguiu a vida normalmente... 
      Com a idade do avô chegando, ficava mais difícil de as outras pessoas compreendê-lo, e em um dia Jacob recebe uma ligação dele dizendo muito assustado que estava correndo perigo, que um monstro estava atrás dele... É claro que Jacob não acreditou nem um pouco, mas decidiu ir verificar com os próprios olhos que o avô estava bem.
      Chegando lá, não pode ter tanta certeza assim...



(SE VOCÊ NÃO LEU O LIVRO, PARE POR AQUI.)
PERIGO: POSSÍVEIS SPOILERS!



      Chegando lá, Jacob encontra seu avô deitado quase morto em alguns metros distante da sua casa, onde havia uma floresta enorme. Porém, antes de partir, seu avô lhe dá umas instruções para seguir, e Jacob muito confuso não consegue as assimilar direito, até que quando seu avô morre em seus braços, ele vê o monstro que seu avô tanto havia falado dele. E é aí que ele percebe que as histórias que ouvira quando criança, eram mesmo verdade.
      Sem uma única pessoa acreditando em Jacob, sua família o manda para um psicólogo na tentativa de fazê-lo voltar ao normal. Só que tempos mais tarde, ele descobre algumas coisas que podem o ajudar a desvendar o mistério e fazê-lo compreender as pistas que seu avô o deixara.
      Quando Jacob está prestes a desistir, sua última esperança aparece: a tal ilha, o lugar encantado de que tanto ouvira falar. 
      Então o jovem entra de cara nessa viagem à fim de solucionar esse mistério de uma vez por todas, e depois de descobrir mais e mais coisas, de conhecer algumas crianças peculiares e de saber que pode viajar no tempo, Jacob se junta às tais crianças para uma aventura e tanto. 

"Virei-me na direção da janela e olhei lá para fora, maravilhado. O quintal estava cheio de crianças, quase todas elas eu reconheci das fotografias amareladas. Algumas descansavam à sombra de árvores frondosas, enquanto outras jogavam bola e corriam atrás umas das outras em meio a canteiros de flores que explodiam em cores. Era exatamente o paraíso que meu avô me descrevia em suas histórias. Essa era a ilha encantada; essas eram as crianças mágicas. Se eu estava sonhando, não queria mais acordar. Pelo menos, não por um bom tempo."
Páginas 135 e 136



      "OH MY GOD!"
      Foi assim que eu fiquei ao terminar de ler esse livro.
    Sabe quando você olha a capa, espera uma coisa da história, é totalmente diferente das suas expectativas, e ainda não se decepciona por isso? Aconteceu isso assim que peguei esse livro na mão. Cá entre nós, acho que pelo menos metade dos leitores que viram a capa desse livro, deduziram que seria de terror, não é? Mas é exatamente ao contrário.
      É um misto de drama, mistério e uma pitadinha de romance. A combinação perfeita para se tornar um dos meus livros preferidos.
       E como se não pudesse ficar ainda mais perfeito, o livro inteiro é cheio de fotografias. 

      Garanto com toda certeza, que o livro é totalmente diferente do que estamos habituados, e acho que foi isso que fez dele tão único. Ele possui uma história própria, todo um mundo criado pelo autor que se torna viciante. E cada personagem bom, que a questão de o livro ser em vista de Jacob, nem o faz ser tão protagonista assim. Me apaixonei perdidamente por todos os personagens, mas em especial, por essa mocinha da foto abaixo. Olive, a menina que levita. 



Vocês viram que me empolguei demais né?
Enfim, como o livro é tão bom que poderia apagá-lo da memória para lê-lo novamente, sai internet a fora pesquisando um pouco sobre o autor. Vamos lá.

__________________________________

Ransom Riggs é um escritor americano, nascido em uma fazenda perto da Flórida. Estudou literatura Inglesa, e também estudou em uma universidade bastante conhecida pelo mundo cineasta. Ele havia coletado curiosas fotografias e conversou com seu editor sobre a ideia usar algumas fotografias como inspiração, e a partir daí criando narrativas. Depois de muito escrever e montar diálogos, Riggs chegou ao rascunho de uma bela história, ai foi questão de tempo para O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares ser estudado, e enfim publicado.

      __________________________________

      Infelizmente esse post chega ao fim. Espero que tenham gostado da resenha, e que tenham chegado até aqui no final, porque eu sei que nesse post falei demais! Ahaha
      E antes de ir, super recomendo esse livro tão fantástico.
      Até mais. :)

2 comentários:

  1. Oi, Juliano! Tudo bem? Eu não conferi a sua resenha completa porque ainda não li o livro, mas imagino que ele deve ser sensacional!!! Já dei umas folheadas nele em uma livraria e adorei o que vi, espero poder comprar logo o meu exemplar! Não sei se você sabia, mas o livro vai virar filme e será lançado em 2015, isso é mais um motivo para eu conferir a história!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juliano!
    Adorei a resenha e fiquei super curiosa. O livro entrou para a minha lista!
    Beijos :*
    http://somniisomniis.blogspot.com/

    ResponderExcluir